O que é cirurgia bariátrica?
Entende-se por cirurgia bariátrica o conjunto de técnicas cirúrgicas utilizadas para tratamento da obesidade. Não se trata, portanto, de uma única técnica. Popularmente é conhecida como cirurgia de redução do estômago, mas esse termo não define a técnica de que se está falando.
Qual cirurgia bariátrica escolher?
A escolha da técnica deve ser feita levando em consideração características clínicas do paciente (história da evolução da obesidade, grau de obesidade, doenças associadas, expectativas) e as vantagens e desvantagens de cada uma delas. A cirurgia bariátrica pode ser realizada pelo método convencional (cirurgia aberta), por videolaparoscopia ou pela técnica robótica. Os procedimentos realizados são os mesmos, mas o que muda é a via de acesso.
A cirurgia aberta atualmente é muito pouco utilizada. Tem a desvantagem do corte grande no abdômen, o que está associado a uma recuperação mais difícil, maior cicatriz e risco de hérnia abdominal. Entretanto, pode ser um método utilizado em casos específicos de pacientes que já fizeram outras cirurgias abdominais. A cirurgia por videolaparoscopia é a mais realizada atualmente no Brasil e no resto do mundo. Tem a vantagem das pequenas incisões (minimamente invasiva), o que permite uma recuperação mais rápida, melhor resultado estético e menor risco de hérnias. A cirurgia robótica é um avanço da cirurgia videolaparoscópica, compartilhando dos mesmos princípios e agregando tecnologia, que pode facilitar a cirurgia em situações mais complexas.