Acompanhamento Nutricional

Independentemente de fatores genéticos, hormonais ou psicológicos, a obesidade é uma doença associada a maus hábitos alimentares. Sendo assim, o sucesso a longo prazo de qualquer tratamento ou acompanhamento nutricional depende muito da mudança desses hábitos, mesmo para pacientes que se submeteram a cirurgias que limitam a ingestão alimentar ou dificultam a absorção de alimentos. Nesse sentido, estimulamos nossos pacientes a adquirirem hábitos alimentares saudáveis que durem por toda a vida e que lhes ajudarão a manter o peso, a saúde e uma boa qualidade de vida com um acompanhamento nutricional.

A nutricionista tem papel fundamental nesse processo. Em primeiro lugar, na consulta de avaliação inicial, a nutricionista identifica o padrão de alimentação de cada paciente, investiga a presença de doenças associadas e/ou alergias alimentares que podem interferir na orientação nutricional, bem como a presença de carências nutricionais que deverão ser corrigidas antes do início do tratamento e do acompanhamento nutricional. Nessa avaliação são realizadas ainda medidas antropométricas (peso, altura, circunferência abdominal, pregas cutâneas) que servirão de parâmetro inicial e que serão repetidas posteriormente, no decorrer do tratamento e do acompanhamento nutricional. Avaliação da porcentagem de gordura corporal por bioimpedância e gasto energético por calorimetria são procedimentos que também podem ser realizados nesta fase.

/

Compartilhar no:

Descrição

Outro papel importante da nutricionista durante o acompanhamento nutricional é orientar o paciente sobre a dieta das primeiras semanas de pós-operatório. Seja qual for o procedimento indicado, deverá haver uma progressão na consistência dos alimentos ingeridos, passando do liquido nos primeiros dias, para o cremoso, pastoso e finalmente sólido. A velocidade desta progressão irá variar de acordo com cada procedimento e em cada paciente, conforme sua aceitação.

Por fim, o acompanhamento nutricional seguirá o paciente no pós-operatório, acompanhando sua perda de peso e avaliando sua adaptação a dieta. Nesse processo, leva em conta os hábitos e preferências alimentares de cada paciente, o que permite dar a cada um informações individualizadas quanto aos melhores ingredientes e métodos de preparo dos alimentos.

Papel fundamental do Acompanhamento Nutricional

Cabe também a nutricionista auxiliar o médico no diagnóstico de eventuais carências nutricionais que podem surgir no pós-operatório (mais frequentes após o Bypass Gástrico) e orientar o paciente nessas situações, em relação a dieta e suplementação de vitaminas e minerais.

A orientação nutricional adequada e seguida corretamente possibilitara a eliminação e sustentação do peso sem desnutrição a longo prazo.

 

Insert the name
Insert a valid email
Insert a message

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Acompanhamento Nutricional”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *