A Gastrectomia Vertical pode ser indicada para pacientes diabéticos?
Temos falado bastante aqui sobre a técnica de cirurgia bariátrica (redução do estômago) conhecida como Gastrectomia vertical. Um dos aspectos discutidos pelos especialistas, em relação à indicação ou não desta técnica em detrimento a outras, diz respeito ao seu efeito no controle do diabetes tipo II.
O diabetes tipo II está associado diretamente à obesidade, principalmente quando o acumulo de gordura predomina no abdômen: obesidade abdominal ou visceral. A cirurgia bariátrica é reconhecidamente o tratamento mais eficaz da obesidade acompanhada de diabetes tipo II, quando o Indice de Massa Corporal (IMC) estiver acima de 35Kg/m2, sendo também uma opção para os pacientes com menor grau de obesidade, mas com dificuldade de controle clínico da doença.
Nessas situações, as cirurgias que de alguma maneira promovem um desvio intestinal (Bypass gástrico), costumam ser mais eficazes no controle do diabetes tipo II. Esse controle é medido pela redução dos níveis sanguíneos da hemoglobina glicada e pela redução ou suspensão do uso de medicamentos para diabetes.
A Gastrectomia Vertical é uma técnica que tem como característica a manipulação exclusiva do estômago, sem desvio intestinal. Tem a vantagem de não interferir tanto na absorção de vitaminas como A, D e B12 e de micronutrientes como o ferro, cálcio, cobre e zinco. A longo prazo isso significa menor necessidade de suplementação com polivitamínicos e menor risco de carências nutricionais.
Um paciente com diabetes tipo II e indicação para cirurgia bariátrica poderá ser submetido a Gastrectomia Vertical (se por alguma razão concluir-se que essa será a melhor técnica para ele), mas alguns fatores devem ser levados em consideração. O paciente não pode ter o diabetes há muito tempo e não pode estar usando insulina. Em um estudo Italiano com 195 pacientes, publicado recentemente (Obesity Surgery 2018;28(8):2289-2296), os pacientes com menos de 8 anos de duração do diabetes e que não estavam usando insulina foram os que tiveram melhor resultado depois de submetidos a Gastrectomia Vertical. Esse resultado corrobora o que foi observado em outros estudos semelhantes.
De um modo geral, preferimos o Bypass gástrico para tratamento de pacientes obesos e com diabetes tipo II. Entretanto, consideramos a Gastrectomia Vertical em pacientes com menos de 5 anos de história de diabetes, que não tomem insulina e que estejam bem controlados com a medicação oral.