Acompanhamento Nutricional
Veja algumas perguntas e respostas sobre Acompanhamento Nutricional que você pode usar no seu dia-a-dia:
Perguntas e Respostas
P.: Como posso saber se estou obeso?
A classificação da obesidade é dada com o emprego do cálculo do IMC (Índice de Massa Corporal) que é: IMC = peso/altura².
Classificação do peso pelo IMC
IMC = Peso/Altura²
Menor que 18,5 | Baixo peso |
Entre 18,5 – 24,9 | Adequado |
Entre 25 – 29,9 | Sobrepeso |
Entre 30 – 34,9 | Obesidade Grau I |
Entre 35 – 39,9 | Obesidade Grau II |
Maior que 40 | Obesidade Grau III |
A Obesidade Grau III é também chamada de obesidade mórbida
P.: Quando eu fizer a cirurgia ou procedimento de redução de estomago posso comer o que quiser que não vou mais engordar?
A redução de estomago é uma ajuda que você vai ter para a mudança do hábito alimentar, se essa mudança não ocorrer, você pode não emagrecer ou até emagrecer e voltar a engordar depois.
P.: Qual o papel da nutricionista no tratamento da obesidade?
A nutricionista tem papel fundamental nesse processo. Em primeiro lugar, na consulta de avaliação inicial, identifica o padrão de alimentação de cada paciente, investiga a presença de doenças associadas e/ou alergias alimentares que podem interferir na orientação nutricional, bem como a presença de carências nutricionais que deverão ser corrigidas antes do início do tratamento. Nessa avaliação são realizadas ainda medidas antropométricas (peso, altura, circunferências) que servirão de parâmetro inicial e que serão repetidas posteriormente, no decorrer do tratamento.
P.: E a dieta pós-operatória?
Outro papel importante da nutricionista é orientar o paciente sobre a dieta das primeiras semanas de pós-operatório. Seja qual for o procedimento indicado (Balão, Banda Gástrica ou Bypass Gástrico), deverá haver uma progressão na consistência dos alimentos ingeridos, passando do liquido nos primeiros dias, para o cremoso, pastoso e finalmente sólido. A velocidade desta progressão irá variar de acordo com cada procedimento e em cada paciente, conforme sua aceitação.
Por fim, a nutricionista irá seguir o paciente no pós-operatório, acompanhando sua perda de peso e avaliando sua adaptação a dieta. Nesse processo, leva em conta os hábitos e preferências alimentares de cada paciente, o que permite dar a cada um informações individualizadas quanto aos melhores ingrediente e métodos de preparo dos alimentos.
P.: É necessário tomar vitamina após a cirurgia?
Alguns pacientes precisam tomar vitaminas no pré-operatório (avaliação baseada em exames laboratoriais). Nos primeiros meses após qualquer cirurgia, quando a dieta ainda é muito restrita, prescrevemos suplementos vitamínicos, minerais e proteicos. Pacientes submetidos ao Bypass gástrico deverão tomar suplementos vitamínicos e minerais pelo resto da vida
P.: Qual a quantidade de líquido que devo tomar na dieta pós-operatória?
O paciente deve tomar os líquidos ininterruptamente, para assim manter sua hidratação e glicemia. Quando se sentir satisfeito aguardar um tempo e voltar a tomar liquido. A quantidade média de líquido a ser ingerido durante todo o dia deve ser de 2L.
P.: Com quanto tempo de cirurgia ou procedimento retorno a alimentação totalmente consistente?
A evolução da dieta varia de acordo com cada procedimento: Balão Intragástrico em 2 semanas a dieta retorna à consistência normal, na Banda gástrica em 3 semanas e na cirurgia de Gastrectomia Vertical e Bypass Gástrico em 4 semanas.