Cirurgia bariátrica pelo convênio Omint
Afinal, é possível fazer cirurgia bariátrica pelo convênio Omint?
Muitos pacientes tem dúvidas à respeito da cobertura desse tipo de procedimento cirúrgico, isso porque muitos convênios impõem algumas medidas burocráticas que levam o interessado à exaustão. Mas, a boa notícia é que a cirurgia bariátrica pelo convênio Omint é totalmente possível e realizada com excelência pelos profissionais parceiros da operadora.
O que é necessário para fazer a cirurgia bariátrica pelo convênio Omint?
A obesidade pode causar ou agravar doenças como a Hipertensão arterial, diabetes tipo 2, problemas cardiovasculares, apnéia do sono e refluxo gastroesofágico.
Para tratar esses problemas, muitas vezes é necessário buscar recursos mais avançados e que nem sempre estão ao alcance de todos.
No entanto, os conveniados que precisam resolver esse desequilíbrio endócrino metabólico podem contar com a cirurgia bariátrica pelo convênio Omint.
Embora muitos pacientes tenham passado por esse tratamento nos últimos anos, não se trata de procedimento banalizado.
Antes de qualquer cirurgia bariátrica pelo convênio Omint ser realizada, os pacientes devem passar por uma avaliação criteriosa definida em diversos passos. Confira:
1- Avaliação pré operatória
Não basta o paciente simplesmente ” querer” fazer a cirurgia bariátrica pelo convênio Omint. É necessário que uma equipe de profissionais da saúde avaliem o estado do candidato e o potencial de sucesso do procedimento.
Na fase inicial, o endocrinologista faz uma profunda observação de sua saúde, são investigados os distúrbios hormonais e as síndromes genéticas ou adquiridas que estão por trás da obesidade.
Para isso, são realizados exames gerais que podem dar um parâmetro mais avançado do estado de tolerância a glicose, hipertensão, colesterol, triglicerídeos e outros distúrbios metabólicos.
Ainda nessa fase que antecede a cirurgia bariátrica pelo convênio Omint, outros especialistas além do endocrinologista são requeridos, como o cardiologista, pneumologista e gastroenterologistas que necessitam avaliar a saúde do coração, função respiratória e sistema digestivo.
Antes da cirurgia bariátrica pelo convênio Omint, são feitos exames de: Sangue, endoscopia digestiva, ultrassom de abdômen, radiografia do tórax, esteira, ultrassom do coração, entre outros.
De fato, são muitos exames para que os especialistas consigam avaliar a condição de saúde do interessado para continuar os processos.
2- Avaliação nutricional
O próximo passo é a consulta com uma nutricionista, essa profissional vai avaliar o percentual de gordura no corpo, tirar medidas e detectar se existem distúrbios alimentares.
Antes de fazer a cirurgia bariátrica pelo convênio Omint, todos os candidatos são orientados a mudar o estilo de vida, hábitos alimentares e também estimulados quanto a prática de atividade física.
As orientações começam no período de pré operatório e se estendem para o pós com acompanhamento periódico.
3- Avaliação psicológica
Essa é uma etapa extremamente importante antes e depois da cirurgia bariátrica pelo convênio Omint.
Problemas psicológicos como ansiedade, depressão ou compulsão alimentar podem influenciar o hábito alimentar de um indivíduo e assim interferir no resultado do tratamento cirúrgico, caso não estejam bem controlados.
O principal objetivo dessa avaliação, é perceber se realmente o paciente quer mudar de vida, pois a cirurgia bariátrica não é somente um método de emagrecimento, mas sim, um coadjuvante na adoção de novos hábitos.
A avaliação psicológica antes da cirurgia bariátrica pelo convênio Omint é uma oportunidade que o paciente tem para refletir sobre a mudança de hábitos alimentares e de estilo de vida, que deverá adotar para obter o melhor resultado.
Portanto, se você quer fazer a cirurgia bariátrica pelo convênio Omint, tenha em mente que todos os profissionais envolvidos são aliados para ajudar na perda de peso e na reintegração do indivíduo na sociedade, mas com novos hábitos. Caso contrário, todo o esforço poderá não valer a pena.
A cirurgia bariátrica pelo convênio Omint não é um procedimento banal, mas um procedimento para tratamento de uma doença complexa, em todos os seus aspectos.