A Gastrectomia vertical afeta o consumo de bebida alcoolica?
Existem várias questões envolvendo a gastrectomia vertical e até mesmo, as demais cirurgias bariátricas e o consumo de álcool. Vamos tratar aqui brevemente de algumas delas, que aparecem como dúvidas frequentes nas consultas pré e pós-operatórias.
O consumo moderado de álcool em si não é considerado uma contraindicação para a cirurgia bariátrica. Por outro lado, o alcoolismo ou a dependência de álcool são. Esse diagnóstico deve ser feito no pré-operatório, nas consultas medicas e psicológicas. O paciente dependente deve ter a cirurgia suspensa até que a dependência esteja controlada. O paciente que faz consumo moderado (social), não deve fazê-lo por pelo menos 4 semanas antes do procedimento.
Após a gastrectomia vertical o paciente não deverá consumir bebida alcoólica por pelo menos 6 meses. Nesse período ocorre a fase de perda mais acelerada de peso. O metabolismo da gordura pelo fígado faz com que esse órgão trabalhe mais nesse período e por essa razão não é prudente sobrecarrega-lo com o consumo de álcool.
Passada essa fase, o consumo de álcool deverá ser sempre controlado. Algumas bebidas são muito calóricas e seu consumo frequente pode estar associado a reganho de peso depois da cirurgia. Há algumas controversas, entretanto, sobre o que acontece com o metabolismo do álcool depois da cirurgia (se fica mais rápido ou não) e se a cirurgia aumentaria o risco de alcoolismo. Alguns estudos apontam que a vontade de consumir álcool pode aumentar depois da cirurgia do Bypass gástrico, mas o alcoolismo aparece mais em indivíduos com histórico anterior da doença.
Gastrectomia Vertical
Quanto a Gastrectomia Vertical, o estudo de Gallo e colaboradores1 concluiu que pacientes submetidos a essa técnica não apresentaram mudanças no metabolismo do álcool, nem tampouco índices maiores de intoxicação alcoólica no pós-operatório. Em outro estudo, publicado por Colluzi2, foi avaliado o consumo de álcool de pacientes submetidos a Gastrectomia Vertical, após 1 ano da cirurgia. O estudo concluiu que houve uma redução geral na quantidade de álcool consumida pelos pacientes, comparando o pré e o pós-operatório, e uma mudança na preferência pelo tipo de bebida, com a diminuição do consumo proporcional de cerveja. Isso pode ser explicado pelo fato de ser uma bebida gasosa que não deve ser bem tolerada pelo paciente operado.
Como regra geral, recomendamos que pacientes submetidos a cirurgia bariátrica não devem consumir bebidas alcoólicas nos 6 meses seguintes à cirurgia e após esse período o consumo deve ser controlado.
Fonte:
- Gallo AS et al. O metabolismo do álcool não é afetado pela manga Gastrectomy Surg Endosc . 2015; 29 (5): 1088-93
- Coluzzi I et al. Consumo de álcool após gastrectomia vertical por laparoscopia: 1 ano de resultados Eat Weight Dis. 2016