A Obesidade
A obesidade pode ser definida como o acúmulo de tecido gorduroso, localizado ou generalizado, provocado por desequilíbrio nutricional associado ou não a distúrbios genéticos ou endócrino-metabólicos.
A definição de obesidade mais utilizada é baseada no Índice de Massa Corpórea (IMC=Peso/Altura²), que retrata o excesso de peso, porém sem definir exatamente o conteúdo corporal de gordura (adiposidade) ou de massa magra (músculos e ossos).
Índice de Obesidade
Classificação do peso pelo IMC
IMC = Peso/Altura²
A adiposidade localizada na região central do corpo, mais especificamente a adiposidade abdominal, está associada a um maior risco cardiometabólico (risco de desenvolvimento de doenças como hipertensão arterial e diabetes tipo II), enquanto a adiposidade periférica parece ter um papel protetor.
Qual seu tipo de Obesidade?
A medida da distribuição de gordura é importante na avaliação de sobrepeso e obesidade, já que a gordura visceral (intra-abdominal) é um fator de risco potencial para a doença cardiovascular, independentemente da gordura corporal total.
É importante avaliar onde o indivíduo armazena gordura prioritariamente, se na região abdominal, preponderando a gordura visceral (GV), ou na periferia, acumulando mais gordura na região glútea e nos membros inferiores ou superiores.
A distribuição da gordura abdominal é influenciada pelo sexo: para algum acúmulo de gordura corporal, o homem tem, em média, o dobro da quantidade de gordura abdominal em relação à mulher na pré menopausa.
A medida da circunferência abdominal e a medição das pregas cutâneas são métodos utilizados para avaliação clínica da distribuição de gordura. Para avaliação da composição corporal (massa gorda x massa magra) podemos utilizar a bioimpedância elétrica.
Esse exame não invasivo consiste na passagem de uma corrente elétrica pelo corpo e pela medida da resistência exercida pelos diferentes tecidos, dependendo da quantidade de água em cada um deles, à sua passagem.
Fonte: Tratado de obesidade/Marcio C. Mancini…[et al.]. – Itapevi, SP: AC Farmacêutica, 2010