Tratamento da obesidade mórbida: a cirurgia bariátrica é segura e eficaz
O melhor tratamento para a obesidade mórbida é o tratamento cirúrgico. A cirurgia bariátrica é mais eficaz do que o tratamento clínico para esse grau avançado de obesidade. Isso significa que a perda de peso e a manutenção dessa perda a longo prazo são maiores com esse Tratamento da obesidade mórbida. Também significa que a cirurgia é mais eficaz no controle de doenças associadas à obesidade como o Diabetes Tipo II, Hipertensão Arterial, Apneia Obstrutiva do Sono e outras.
Tratamento da obesidade mórbida
Existem várias técnicas cirúrgicas para o tratamento da obesidade. Cada uma tem suas vantagens e desvantagens. Algumas são capazes de promover maior perda de peso do que outras, mas podem também causar mais efeitos colaterais. Por essa razão, a escolha da técnica deve considerar características individuais de cada paciente: seu grau de obesidade, suas doenças associadas, suas expectativas. Não existe uma técnica que seja melhor para todos e o cirurgião bariátrico deve estar preparado para indicar e realizar diferentes técnicas para pacientes diferentes.
Nesse contexto, são frequentemente divulgadas técnicas chamadas de NOVA, MODERNA, MENOS INVASIVA, MENOS AGRESSIVA, MENOS RADICAL, etc.. Esses adjetivos atraem a atenção de pacientes com obesidade mórbida que estão, há anos, tentando diferentes formas de tratamento sem sucesso e que possuem restrições pessoais em relação ao tratamento cirúrgico.
A cirurgia bariátrica, com sua variedade de técnicas, é procedimento seguro e eficaz quando realizado por cirurgião especializado e em local/hospital apropriado. A procura por técnicas para o Tratamento da obesidade mórbida é “sedutora”, mas pode levar a uma indicação inadequada, com resultados ineficazes.
Mas o paciente não deve procurar uma técnica e sim um tratamento, no sentido mais amplo, realizado por um profissional capacitado e no qual tenha confiança. Obesidade se trata com responsabilidade.