Cirurgia Bariátrica Robótica
Atualmente, todas as técnicas cirúrgicas utilizadas para o tratamento da obesidade são realizadas pela chamada via minimamente invasiva ou via laparoscópica. A laparoscopia se caracteriza pelo acesso à cavidade abdominal realizado por meio de pequenas incisões (normalmente 5 para a cirurgia bariátrica), através das quais serão colocados uma câmera para visualização dos órgãos internos e os instrumentos com os quais o cirurgião e seu auxiliar realizarão o procedimento.
A cirurgia robótica representa um avanço da cirurgia por laparoscopia. Na Cirurgia Bariátrica Robótica a câmera e os instrumentos são de tecnologia mais avançada, permitindo movimentos mais delicados, e são segurados por braços robóticos. Quem comanda os braços robóticos, a execução de todos os movimentos e a realização de todo o procedimento é o cirurgião, que fica sentado em um console, com total controle do equipamento.
Cirurgia Bariátrica Robótica revisionais
A cirurgia robótica tem larga aplicação em vários campos da medicina. Na Cirurgia Bariátrica Robótica sua melhor indicação é para casos de maior complexidade, como cirurgias revisionais (quando o paciente já fez uma cirurgia anteriormente). A sua maior utilização ainda é limitada pelo custo do equipamento. Nos próximos anos, novos robôs deverão ser lançados no mercado, o que aumentará a concorrência e tornará o método mais barato e acessível.