Tratamento Cirurgia do Diabetes / Cirurgia Metabólica

O Diabetes Tipo II é uma doença que acomete milhões de brasileiros, e cuja incidência no mundo todo aumentou muito nas últimas décadas.

Muito se tem noticiado sobre “novas” técnicas cirúrgicas para o tratamento do Diabetes Tipo II, doença que acomete milhões de brasileiros, e cuja incidência no mundo todo aumentou muito nas últimas décadas.

A ideia de que se pudesse tratar esta doença por meio da cirurgia do diabetes surgiu a partir do final dos anos 1990 com a observação de que pacientes com obesidade grave (mórbida) e diabetes tipo II apresentavam melhora expressiva das taxas de glicemia (açúcar no sangue) pouco tempo depois de se submeterem a operação de redução do estômago (Bypass gástrico em Y de Roux ou Cirurgia de Fobi-Capella, como é conhecida no Brasil).

A partir daí a identificação de hormônios intestinais (incretinas) cuja liberação é modificada pelo procedimento cirúrgico trouxe a explicação científica que faltava para que pudéssemos entender melhor este fenômeno, permitindo que se vislumbrasse a possibilidade de indicação de tratamento para uma parcela maior de pacientes diabéticos, em particular aqueles com obesidade leve ou não obesos.

/

Compartilhar no:

Descrição

A quem é indicado a Cirurgia do Diabetes

Atualmente, o tratamento cirurgia do diabetes tipo II está indicado para os pacientes diabéticos com no mínimo 35Kg/m2 de IMC (índice de massa corpórea, peso em quilos/altura em metros ao quadrado), ou seja, classificados como obesos grau II. Os métodos cirúrgicos utilizados nessa situação são os mesmos aplicados no tratamento da obesidade grave, qual sejam:

Pacientes diabéticos com IMC entre 30 e 35 Kg/m2, ou seja, com obesidade grau I, são os próximos candidatos naturais a intervenção cirúrgica, pelos mesmos métodos acima expostos, o que vem sendo realizado em inúmeros protocolos de pesquisa em centros especializados no Brasil e no mundo.

Quanto aos pacientes não obesos ou com sobrepeso (IMC< 30 Kg/m2), as pesquisas que avaliam a eficácia a longo prazo e a segurança das intervenções cirúrgicas estão ainda em fazes mais iniciais. Esses pacientes não precisam ter a mesma perda de peso dos pacientes obesos, portanto, procedimentos mais simples e que restringem menos a alimentação poderiam ser utilizados.

O sucesso desses procedimentos na cura ou controle do diabetes está associado a fatores como: idade do paciente, tempo de história de diabetes, grau de obesidade, uso de insulina e outros. Nesse sentido, a avaliação detalhada no pré-operatório é fundamental para que se indique o melhor procedimento para cada paciente.

Insert the name
Insert a valid email
Insert a message

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Tratamento Cirurgia do Diabetes / Cirurgia Metabólica”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *